Diante do Altar

Quero sempre estar

Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica que vive a Cultura de Pentecostes na presença de Jesus Sacramentado.
.......

Falsos deuses, verdadeiros encargos

A IDOLATRIA DOS BABILÔNIOS

A passagem bíblica a seguir, devemos ler e re-ler com muita atenção pois Deus nos dá nele a chave sobre idolatria.
"Bel caiu por terra, Nebo ficou prostrado, os seus ídolos estão entregues aos animais selvagens e as bestas de carga, esta carga que leváveis é um fardo para uma besta cansada. Todos juntos ficaram prostrados, caíram por terra, já não conseguem salvar o seu fardo, eles mesmos foram conduzidos ao cativeiro. Ouvi-me vós, da casa de Jacó, tudo o que resta da casa de Israel, vós a quem carreguei desde o seio materno, a quem levei desde o berço. Até a vossa velhice continuo o mesmo, até vos cobrirdes de cãs continuo a carregar-vos, eu vos criei e vos conduzirei, eu vos carregarei e vos salvarei" (Is 46,1-4).
Os capítulos de 40 a 55 do Livro de Isaias contêm profecias dirigidas aos que estavam na Babilônia. O capítulo 46 compara os deuses adorados pelos babilônios - tais como Bel e Nebo - com o Deus de Israel.

O ÍDOLO TEM SEU PREÇO
"Há os que tiram ouro de sua bolsa e pesam prata na balança, contratam um ourives para lhes fazer um deus, prostram-se diante dele e o adoram. Em seguida põem-se sobre os ombros e carregam-no, colocam-no no seu lugar para que aí fique, sem afastar-se da sua posição" (Is 6,7).
Adorar ídolos é algo de dispendioso e pesado: é preciso não só pagar para mandar fazer um ídolo, como é preciso transportá-lo.

A DIFERENÇA ENTRE O ÍDOLO E DEUS
O Deus de Israel, por outro lado, não é um encargo financeiro para seu povo. Pelo contrário. E ele quem faz os convites.
"Vos, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; comprai sem dinheiro e sem pagar, vinho e leite" (Is 55,1)! E as pessoas não precisam carregá-lo. Também aí é o oposto. E ele que os carrega. Ele os carregou desde o seu nascimento. E os carregará até a velhice. Ele os carregará até que estejam em segurança.

A IDOLATRIA NA VIDA COTIDIANA
O contraste entre ídolos e o verdadeiro Deus não poderia ser maior. Mas qual é o ponto desta profecia para nós que não adoramos ídolos de ouro? Ah, mas somos tentados a fazer do ouro o nosso ídolo? Temos falsos encargos pesando em nossos ombros?
Há um paralelo entre a profecia de Isaias a respeito de carregar ídolos e o ensinamento de Jesus a respeito da ansiedade sobre possessões:
"Não vos preocupeis com a vida, quanto ao que haveis de comer, nem com o corpo, quanto ao que haveis de vestir" (Lc 12, 22).
Quem dentre vós, com as suas preocupações, pode prolongar por um pouco a duração de sua vida... Por que preocupar-se com as outras? (Lc 12, 26).
Nosso Pai que está no céu conhece as nossas necessidades e cuida de nós (Lc 12,30-32).
Podemos, portanto, nos desligarmos dos bens e usar o que queremos para ajudar os pobres e, portanto, amealhar um tesouro inextinguível para o céu (Lc 12,33).
Conforme foi tantas vezes observado, nossos bens podem dominar-nos. Aquilo a que nos agarramos para segurança pode ser fonte de insegurança. Acumulo dinheiro somente para me preocupar, porque talvez o mercado de ações venha a despencar? A pergunta que devemos nos fazer é: “Aquilo que realizei após grandes esforços mostra-se uma bênção ou uma tribulação para mim?”

OUTROS ÍDOLOS
Nossos ídolos não precisam ser dinheiro ou bens materiais. Os ensinamentos de Jesus constituem uma chave para identificar ídolos de qualquer tipo: são fontes de ansiedade. Com o que nos preocupamos? Definir as origens de nossas ansiedades pode ajudar-nos a identificar os Ídolos com que nós mesmos nos sobrecarregamos. Se doem os nossos ombros, qual é a carga que transportamos?
Nossos ídolos têm a mesma futilidade que os da Babilônia. Não podem fazer o que queremos que façam. "Da sua tribulação não se salva, (Is 46,7) , pelo contrário, causam confusões. São obstáculos a recebermos de Deus aquilo que ele nos quer dar.

A ESCOLHA
A profecia de Isaias apresentava uma opção: você quer carregar ídolos sem vida que o sobrecarregam, ou quer ser carregado por Deus? O ensinamento de Jesus coloca também uma escolha: você quer basear sua segurança naquilo que lhe causa ansiedade, ou quer basear sua segurança no amor do Pai por você? Jesus nos convida a procurá4o e lançar fora nossos falsos ídolos.
“Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mt 11, 2-30).



George Martin é colunista da revista americana New Convent

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: