Terceiro Dia
1. Oração da medalha de São Bento.
2. Oração para obter qualquer graça.
3. Palavra de Deus
Jesus e os marginalizados
"Um leproso chegou perto de Jesus e pediu de joelhos:
'Se queres, Tu tens o poder de me purificar.'
Jesus ficou cheio de ira, estendeu a mão, tocou nele e disse:
"Eu quero, fique purificado."
No mesmo instante a lepra desapareceu e o homem ficou purificado.
Então Jesus o mandou logo embora, ameaçando-o severamente:
"Não conte nada para ninguém!
Vá pedir ao Sacerdote para examinar você, e depois ofereça pela sua
purificação o sacrifício que Moises ordenou, para que seja um testemunho para
eles."
Mas o homem foi embora e começou a pregar muito e a espalhar a notícia.
Por isso, Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ele
ficava fora, em lugares desertos.
E de toda parte as pessoas iam procura-LO" (Mc.1,40-45).
4. Reflexão
O leproso era marginalizado, devendo viver fora da cidade, longe do
convívio social, por motivos higiênicos e religiosos(Lv.13,45-46).
Jesus fica irado contra uma sociedade que produz a marginalização.
Por isso, o homem curado deve apresentar-se para dar testemunho contra
um sistema que não cura, mas só declara quem pode ou não participa da vida
social. O marginalizado agora se torna testemunho vivo que anuncia Jesus,
Aquele que purifica.
E Jesus está fora da cidade, lugar que se torna o centro de nova relação
social: o lugar dos marginalizados é o lugar onde se pode encontrar Jesus.
5. Ladainha de São Bento.
6. Conhecendo a Regra de São Bento.
Durma cada um em uma cama.
Tenham seus leitos de acordo com a profissão do monge, segundo as ordens
do abade.
Se for possível, durmam todos no mesmo lugar; se, porém, o grande número
não o permitir, durmam dez ou vinte juntamente, tendo com eles monges mais
velhos para vigiá-los.
Uma lâmpada iluminará o dormitório, sem interrupção, até o amnhecer.
Os monges dormirão vestidos, cingidos com os cintos ou cordões, mas não
terão faca a seu lado, para que não se firam enquanto dormem e sempre estejam
prontos, e assim, dado o sinal, levantem-se sem demora, apressem-se mutuamente
e antecipem-se no oficio Divino, mas com toda a gravidade e modéstia.
Que os irmãos mais jovens não tenham leitos juntos, mas intercalados com
os dos mais velhos.
Levantando-se para o oficio Divino, despertem-se uns aos outros com
moderação, a fim de que não tenham desculpa os sonolentos(cap.22, o sono dos
monges).
7. Oração Conclusiva.