Diante do Altar

Quero sempre estar

Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica que vive a Cultura de Pentecostes na presença de Jesus Sacramentado.
.......

Passando acesa a tocha para a Próxima Geração



Durante os dois mil anos de história da Igreja Católica, aconteceram alguns notáveis movimentos de renovação. Durante a época de perseguição da Igreja dos primeiros tempos, os cristãos mantinham sua fé arriscando a própria vida. Entretanto, quando a liberdade religiosa foi permitida, paradoxalmente, a Igreja perdeu sua força e enfraqueceu-se espiritualmente. Foi então que Deus inspirou a construção de monastérios através dos quais a Igreja foi renovada pela oração, pela vida reclusa e pelo sacrifício dos religiosos. Um pouco mais tarde, quando a Igreja tornou-se mundana novamente, sua renovação foi retomada, dessa vez através da prática de uma vida de pobreza e simplicidade baseada nos ideais bíblicos. Logo depois, apareceu o movimento litúrgico durante o qual a ênfase era colocada na devoção à Eucaristia.

No século 20, contudo, apesar de todos os esforços de movimentos de renovação, a ciência e o materialismo tomaram conta dos corações e mentes nos Estados Unidos e Europa e a Igreja perdeu seu caminho de vivência da espiritualidade. Principalmente os jovens se desviaram, caindo na idéia falsa de liberalismo e entregando-se ao prazer. Felizmente, nesse tempo de crise, o Senhor enviou o seu dom, a Renovação Carismática, para manifestar-se à geração dos jovens, ajudando-os a retomarem a fé e renovarem a Igreja. Necessidade urgente de uma nova geração de apóstolos De acordo com as palavras do Papa Bento XVI: “Há uma necessidade urgente de emergência de uma nova geração de apóstolos ancorados firmemente na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios dos nossos tempos e preparados para difundirem o evangelho até os confins do mundo” (Mensagem do Papa Bento XVI para a XXI JMJ).

Os jovens não deveriam ser vistos como garantia do futuro da RCC. Eles têm seu lugar de direito, enquanto
jovens, dentro do Movimento. Eles também são templos do Espírito Santo, são pessoas cheias de dons
que podem abrir novos horizontes para a geração mais antiga. Entretanto, a geração mais antiga deve cuidar deles e deve suscitar entre eles novos líderes.

Na Coréia os jovens membros da RCC têm tido dificuldades em conseguir espaço nos grupos de oração dos adultos. A razão para isso encontra-se nas diferenças de organização e estrutura das reuniões de oração, e ainda outro motivo é que os mais velhos tendem a não dar oportunidade suficiente aos novos que chegam. Portanto, a tarefa de acolher de braços abertos os jovens que chegam é dos mais velhos, que devem também dar espaço ao serviço carismático dos mais jovens, encorajando-os a se engajarem ativamente. Por outro lado, os jovens devem fazer um esforço para se ajustarem e para servir. Outra coisa importante para os jovens membros da RCC é que eles não deveriam se satisfazer em servir somente nos grupos de oração. Eles devem ir pelo mundo todo anunciando o Evangelho como os apóstolos fizeram. Eu acredito que a tarefa de amor da evangelização e do trabalho missionário é a maneira de acender a chama do Espírito Santo. 

Formação de líderes
 
Portanto, é tarefa da RCC superar o envelhecimento dos líderes e do institucionalismo da Igreja. A RCC deve dar apoio aos jovens com suas orações e esforços, bem como proporcionar a eles oportunidades de assumirem um papel de liderança na difusão do fogo do Espírito Santo. A maneira de conseguirmos isso é através da formação de líderes jovens e proporcionar que eles sejam elevados a posições de autoridade. Atualmente, a Igreja Católica está vivendo uma falta de líderes espirituais que possam instruir os cristãos que estão participando de seminários pela primeira vez. Mesmo as pessoas que tiveram a experiência do batismo no Espírito Santo têm dificuldade em entender e administrar o dom que receberam e, por isso, deixam de crescer espiritualmente. Nós temos que suscitar novos líderes e voluntários que possam dar direção espiritual e partilhar conhecimento bíblico. Da mesma forma como nos Atos dos Apóstolos Priscila e Áquila, impressionados pelo ardor de Apolo por Deus, levaram Apolo para sua casa a fim de que lhes ensinasse mais sobre os caminhos de Deus, eu creio que uma das missões da RCC é treinar jovens líderes cheios de ardor. 

As novas gerações, enquanto pessoas que receberam os dons do Espírito, deveriam ter em mente a seguinte passagem bíblica para abrir novos horizontes à geração dos mais antigos: “Que ninguém despreze tua jovem idade. Quanto a ti, sê para os fiéis modelo na palavra, na conduta, na caridade, na fé, na pureza” (1 Tm 4,12).

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: