Diante do Altar

Quero sempre estar

Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica que vive a Cultura de Pentecostes na presença de Jesus Sacramentado.
.......

NÃO SER OCASIÃO DE PECADO


Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
7ª Semana do Tempo Comum
Santo do Dia: São Gabriel das Dores

Leituras:
1ª Leitura: Tg 5,1-6
Salmo: Sl 49
Evangelho: Mc 9,41-50

Cor Litúrgica: VERDE




Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:41Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo,não ficará sem receber a sua recompensa.42E se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem,melhor seria que fosse jogado no marcom uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.43Se tua mão te leva a pecar, corta-a!É melhor entrar na Vida sem uma das mãos,do que, tendo as duas, ir para o inferno,para o fogo que nunca se apaga.45Se teu pé te leva a pecar, corta-o!É melhor entrar na Vida sem um dos pés,do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o!É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só,do que, tendo os dois, ser jogado no inferno,48'onde o verme deles não morre,e o fogo não se apaga'.'49Pois todos hão de ser salgados pelo fogo.50Coisa boa é o sal.Mas se o sal se tornar insosso,com que lhe restituireis o tempero?Tende, pois, sal em vos mesmose vivei em paz uns com os outros.Palavra da Salvação.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O discípulo do Reino, no exercício de sua missão, deve ser muito cauteloso para não se tornar ocasião de pecado para quem está dando os primeiros passos na fé. O pecado, neste caso, consistiria em refutar Jesus e se recusar a aderir ao Reino anunciado por ele. E os próprios discípulos, agindo de forma inconsiderada, corriam o risco de se tornarem culpados deste fracasso e serem julgados por isso.
As atitudes inconsideradas do discípulo em missão podiam ser muitas. Eles corriam o risco de serem intransigentes e impacientes, não respeitando o ritmo próprio de cada pessoa no seu processo de adesão a Jesus. Não estavam livres do espírito farisaico, que os levava a ser extremamente severos e exigentes com os recém convertidos, esvaziando as exigências quando se tratava de si mesmos. Com a liberdade adquirida junto a Jesus, podiam ter atitudes chocantes para os pequeninos, ainda atrelados a antigos esquemas, que só com dificuldade deixavam-se permear pela novidade do Reino. Levados por um espírito corporativista, podiam ceder à tentação de selecionar, com critérios humanos, os novos discípulos, excluindo pessoas predispostas para o Reino, mas que não satisfaziam suas exigências.
A denúncia de Jesus contra esta mentalidade foi violenta. Se o discípulo não se desfizesse desta visão deturpada, corria o risco de ver-se lançado no inferno.



O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: