Diante do Altar

Quero sempre estar

Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica que vive a Cultura de Pentecostes na presença de Jesus Sacramentado.
.......

O Espírito Santo infunde em nós uma confiança amorosa na Palavra de Deus


A Bíblia é a Palavra de Deus, o que significa que foram homens inspirados pelo Espírito Santo que a escreveu. Eis por que a Renovação Carismática redescobriu a Palavra de Deus na Igreja Católica. O movimento iniciado pelo Espírito Santo interessou-se no que foi escrito a partir da inspiração do
Espírito Santo, tendo sido este um fruto importante fruto da Renovação no Espírito. Obviamente que a Igreja nunca esqueceu da Bíblia, mas pessoas comuns tinham raro contato com ela em suas vidas de fé. Assim que a Renovação Carismática nasceu, muitos leigos ficaram impressionados com a profundidade e o poder da Palavra de Deus. Mas agora, depois de 45 anos de existência, observo mais tibieza dos carismáticos com relação à Bíblia. Observo que eles nem chegar a levar suas Bíblias para os Grupos de Oração semanais. Existe alguma estranha contradição entre essa tibieza e a vontade de seguir Jesus na vida cotidiana.

Há muitas maneiras que nós, como carismáticos, podemos usar a Bíblia. Gostaria de salientar três
delas:


1. A Palavra de Deus fundamenta e justifica o que acreditamos. Conhecer a Palavra de Deus significa que
eu posso defender minha fé perante pessoas que a negam ou a atacam. Por experiência, posso dizer que
não há forma melhor de testar nosso conhecimento da Bíblia do que ter um encontro com os Testemunhas de Jeová. Não há dúvida alguma de que sua interpretação da Palavra de Deus está muito longe da
verdade. No entanto, não há também dúvida de que os Católicos (mesmo os Católicos carismáticos) não
conseguem provar durante uma conversa com eles.

A Bíblia também oferece uma justificativa para a Renovação Carismática. Lembro dos meus primeiros
passos em meu Grupo de Oração na segunda metade da década de 1980, quando ainda vivíamos
sob o regime comunista. Havia poucos livros sobre a Renovação Carismática em nosso país. No entanto,
por sorte o livro do Pe. Francis Sullivan sobre carismas e sobre a Renovação Carismática estava
disponível. À medida que eu o lia, verificava em minha Bíblia e fiquei convencido de que o que
me atraia fortemente vinha realmente do Senhor. Foi assim que o Espírito Santo mostrou-me que eu deveria engajar-me mais profundamente na Renovação Carismática Católica.


2. A Palavra de Deus nos permite conhecer Jesus melhor. Ou seja, Jesus Ressuscitado, “a imagem do Deus invisível” (Col 1,15) e que cuida de mim. Se nos aproximarmos mais e mais do Senhor pela oração, podemos ter uma experiência real desta pessoa excepcional. É muito mais do que um conhecimento teórico — é uma experiência espiritual muito forte. Santo Inácio, um mestre da vida espiritual, nos incentiva a “pedir o que quero .” Na segunda semana de seus Exercícios Espirituais, ele diz, “peça para ter um conhecimento interno do Senhor, que, por mim se fez homem, para que mais o ame e o siga”. Ele então propõe contemplar cenas da vida de Jesus, onde podemos envolver a nossa imaginação e participar dessas cenas, prestando atenção à vistas, sons, gostos, cheiros e sentimentos. Mais tarde, Santo Inácio recomenda “refletir para tirar proveito de tal vista.” Não há nenhuma dúvida de que o Espírito Santo é o único que pode tornar possível este encontro profundo com o Senhor.


3. Muitos membros da Renovação Carismática que tem um zelo muito grande no seguimento de Jesus em
suas vidas diárias, perguntam ao Senhor, “o que devo fazer?” Deus dá respostas através da Palavra de Deus. Há, evidentemente, várias maneiras pelas quais o Senhor se comunica com as pessoas. Por muitos anos li a Palavra – usando a liturgia diária – para saber o que a Igreja tinha a dizer para os Católicos. Este foi também o caminho da conversa de Deus comigo. Fiquei surpreso em encontrar as respostas na Palavra de Deus, que eu lia pela manhã, às perguntas que eu ouvia ou aos dilemas que eu estava enfrentando durante o dia. Somente pela ação do Espírito Santo adquiri sabedoria em situações difíceis - e tornei-me cada vez mais consciente de que isto vinha à minha mente de fora.

Finalmente, posso apenas encorajar você a ler a Bíblia, pois “toda a escritura é inspirada por Deus, é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.” (2 Tim 3,16–17).

Texto publicado no Informativo do ICCRS



# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: