Diante do Altar

Quero sempre estar

Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica que vive a Cultura de Pentecostes na presença de Jesus Sacramentado.
.......

Conhecendo seu corpo para Ministrar a Dança


Falar em espiritualidade, para o Ministério de Dança, não quer dizer que ele terá que deixar todas as coisas de lado para rezar, mas sim rezar sem deixar de fazer o que é preciso. Ore sempre para que o Senhor lhe dê o melhor tema - os seus movimentos poderão ser melhores se você pedir ao Santo Espírito – e peça que Ele renove e inove em você passos novos. Confie primeiro no Espírito Santo e peça que Ele aumente sua técnica, para que você transmita de maneira eficaz. O Espírito Santo se expressa em você, não se esqueça disso, deixe seu sorriso, seu falar, seu tocar expressar Deus. Os frutos serão muitos!

A Dança e o Corpo Humano

Como já foi dito anteriormente, a dança é uma forma de arte na qual o corpo é a matéria utilizada. Dentro dela, cada técnica tem uma compreensão e uma utilização diferente do corpo. Partes do corpo enfatizadas em uma dança podem não ter tanta ênfase em outras.

O mecanismo corporal pode ser definido como uma relação funcional entre as várias partes do corpo. Para que haja um bom funcionamento do mesmo é preciso, dentre outros fatores, uma boa postura. O centro de gravidade do corpo humano é um elemento essencial para esse bom alinhamento postura (I). Este centro é normalmente identificado como sendo o ponto central da pélvis, logo abaixo do umbigo, na região do baixo abdômen.

Outro fator importante para uma boa postura é a coluna vertebral. Por ser o eixo corporal, ela é de extrema importância dentro da dança, que exige de seu praticante uma constante utilização desse eixo. A coluna é constituída por uma série de ossos de formato irregular chamados vértebras. Essas vértebras são separadas em cinco grupos:

Região cervical: 7 vértebras ( nuca )
Região toráxica: 12 vértebras ( tórax)
Região lombar: 5 vértebras (região abdominal posterior)
Região sacral: 5 vértebras
Região coccigenal: 4 vértebras

Existem ainda outros ossos que valem a pena serem citados. As escápulas que são mais conhecidas como "asas", o esterno, os ossos dos pés, são também muito importantes e utilizadas dentro da dança, as  articulações que permitem grande mobilidade, são elas as articulações do pescoço, do ombro, do cotovelo, do punho, da cintura, coxo-femoral, do joelho, do tornozelo, das falanges e dos metatarsos. É muito importante que você tente reconhecer e encontrar em seu próprio corpo o que foi colocado nessa aula. Essa compreensão corporal individual é de extrema importância para que seu trabalho funcione. Claro que há muitos outros elementos importantes que não foram citados.

Sobre o Alongamento

Os alongamentos são importantes elos entre a vida sedentária e a vida ativa. Mantêm os músculos flexíveis, preparam-nos para o movimento e ajudam-nos a concretizar a transição diária da inatividade para a atividade vigorosa, sem tensões indevidas. Eles devem ser feitos sob medida, segundo sua estrutura muscular, sua flexibilidade e segundo os diversos níveis de tensão. O ponto-chave é a regularidade com relaxamento. O alongamento tem por objetivo a redução da tensão muscular, o que, em decorrência, promove movimentos mais soltos e não um esforço concentrado para conseguir-se a extrema flexibilidade - que freqüentemente conduz a superestiramentos e a lesões.
Realizar alongamentos de modo regular proporciona:

* Redução de tensões musculares e sensação de um corpo mais relaxado;
* Benefícios para a coordenação, pois, os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis;
* Aumento do âmbito de movimentação;
* Prevenção de lesões tais como distensões musculares (um músculo forte e previamente alongado resiste melhor a tensões do que um músculo forte não alongado);
* Facilita atividades de desgaste, tais como dança, esportes em geral,
caminhadas, na medida em que prepara o corpo para a atividade. Fazer
alongamentos nessas situações é como sinalizar para os músculos que estão prestes a ser utilizados;
* Desenvolve a consciência corporal. Conforme você alonga as várias partes de seu corpo, você as focaliza e entra em contato a com as mesmas. Você aprende a conhecer-se;
* Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais, de modo que isto aconteça de forma espontânea;
* ativa a circulação;

O modo certo é alongar relaxando num movimento estável e consciente, ao mesmo tempo em que a atenção se focaliza sobre os músculos que estão sendo alongados. O modo errado é balançar-se para cima e para baixo, ou alongar-se até sentir dor. Estes dois últimos movimentos na verdade podem causar mais danos que benefícios.

Nossos músculos são protegidos por um mecanismo denominado

reflexo de alongamento. Toda vez que você estirar excessivamente as fibras musculares (seja por balanceios ou por excesso de alongamento) há a resposta do reflexo neuronal, que envia um sinal para os músculos se contraírem, o que impede que os músculos sejam lesionados. Portanto, quando você faz um alongamento desmesurado está contraindo os mesmos músculos que está querendo alongar.

Algumas coisas são mais importantes para você do que concentrar-se exclusivamente no aumento de sua flexibilidade:

* Relaxamento de áreas tensas, tais como pés, mãos, punhos, ombros, enfim, todo o corpo durante os alongamentos;
* Aprender o modo de descobrir e de controlar a sensação correta de alongamento;
* Consciência da parte de baixo das costas (região lombar), da cabeça e ombros, além do alinhamento da perna, mantendo-as paralelas, na altura dos ilíacos, durante o alongamento;
* Adaptação a um corpo em mudança, pois a cada dia que passa o corpo fica um pouco diferente;
* A maioria dos alongamentos deve ser mantida por 30 a 60 segundos. Depois de algum tempo, contudo, irá variar a duração de cada movimento. Lembre-se de que cada dia é diferente do outro, de modo que você deve dimensionar seus alongamentos segundo o que estiver sentindo naquele momento;
* Aprenda a ouvir seu corpo. Se a tensão crescer ou se você sentir dor, seu corpo está tentando mostrar-lhe que há algo errado, que há algum problema. Se isto acontecer, ceda um pouco até sentir que o alongamento está certo;
* Acostume-se a fazer variações dos exercícios de alongamento. Em cada variação, você estará usando o corpo de modo diferente. Ficará mais consciente de todas as possibilidades de alongamento quando houver variado os ângulos de tensão, mesmo que essa variação for muito sutil.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: