Diante do Altar

Quero sempre estar

Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica que vive a Cultura de Pentecostes na presença de Jesus Sacramentado.
.......

Sincronia na Dança Católica

(As dicas sobre criações de movimentos e apresentação foram extraidas de alguns sites com artigos relacionados ao tema).


Vamos tratar de algo muito importante para quem evangeliza com a dança: sincronia. Não quero falar disso como alguém que é “expert” no assunto, mas como alguém que tem uma visão crítica e um profundo desejo de ajudar os ministérios de arte na RCC.

Se você está lendo este artigo é por que faz parte do ministério de dança ou no mínimo se interessa pelo assunto. Pra começo de conversa quero lhe fazer algumas perguntas interessantes:

Você alguma vez assistiu um filme ou um documentário no qual você viu centenas ou milhares de soldados todos enfileirados numa aparente perfeição de ordem?

Você já teve a oportunidade de ver um espetáculo de dança na televisão ou num teatro que todos os dançarinos pareciam acertar em tudo?

Você já assistiu musicais de street dance (dança de rua) na televisão que os dançarinos pareciam cópias uns dos outros?
Pois é, que bonito!

Você também já viu um ministério de dança se apresentando e começando com alguns componentes atrasando os movimentos?

Você já viu um ministério de dança se apresentando e os componentes olhando um para o outro com medo de errar?

Você já viu que um desce antes dos outros? Mão fechada quando deveria está aberta? Um vira primeiro? Um braço mais alto que os outros? Alguns sorrindo outros sérios? Um espera pelo outro e se atrapalha? E outras coisas?

Se você já viu isto acontecer com algum ministério de dança, se você dança pode ter acontecido com o seu ministério e talvez tenha sido com você e ninguém falou nem você percebeu. Existe uma certa afirmação que diz: “Quem está fora ver mais do que quem está dentro”, no ministério de dança é bem verdade.

Este erros são muito comuns nos ministérios de dança, que embora se esforcem, ensaiem, orem, continuam acontecendo.
Ao refletirmos sobre isso surge logo em nosso interior uma pergunta: O que fazer para melhorar? Lembramos que estes erros embora muitas vezes graves não são muito comentados por que o público não é muito exigente e por não criticar de maneira construtiva em alguns casos contribuem para que o ministério não corrija seus erros.

Pelo lado espiritual a evangelização acontece por ser obra do Espírito Santo e por Deus ser perfeito agindo nas nossas imperfeições, mesmo que o ministério erre bruscamente o povo terá no mínimo um sentimento de pena (... o que vale é a intenção de acertar, dirão). Por mais que alguém erre procurando acertar estará em crescimento, a ação de Deus não dependerá de uma apresentação “perfeita” mais de corações abertos a ação de sua graça.

Pelo lado técnico nós sabemos que não podemos ficar dando desculpas aos nossos “errinhos” e continuar dançando de qualquer Jeito, não para que o ministério de dança seja o melhor e sim por que estamos servindo ao Rei e Senhor Criador das coisas mais lindas e perfeitas, é para Ele, Nele e por Ele. Isso é suficiente para que haja mais interesse e esforço por parte de toda equipe. Um esforço em buscar saber mais, orar mais, doar-se mais, treinar, ensaiar, ensaiar, ensaiar...

Cada membro do ministério de dança precisa entender que ele não é apenas alguém que apenas dança na igreja, no grupo etc. ele é um pouco mais: a dança cristã o transforma em mensageiro do evangelho de Jesus Cristo, seu corpo, seu sorriso, seu olhar suas mãos, seus gestos todo o seu ser passará a ser instrumento de Deus, tão eficaz quanto a palavra que sai da boca de um pregador ungido. Se a dança for apresentada de maneira correta e ungida, não serão apenas um grupo de dança e sim ministros do Senhor. Pois estarão mais que dançando estarão pregando através da dança. O ministro de dança ungido em cada movimento

transmite o poder do Espírito Santo é como se saísse flechas que rasgam os corações abrindo espaço para Deus agir.
Bem, vamos voltar ao nosso tema. Acredito que já deu pra perceber o quanto seu ministério é importante para Deus e para a Igreja, por isso mesmo será preciso cuidar melhor dele.
O QUE É SINCRONIZAR?
(No dicionário) Sincronizar = 1. Narrar sincronicamente. 2. Agir com sincronismo. 3. Combinar ações ou exercícios para o mesmo tempo.
Não será preciso explicar muita coisa depois de ter refletido sobre aquelas perguntas no início e relaciona-las ao que diz o dicionário. Estamos falando de melhorar os gestos, passos, e expressões e movimentos.
ALGUMAS DICAS SOBRE A CRIAÇÃO DOS MOVIMENTOS E APRESENTAÇÃO DA DANÇA:
- Ore, apascente seu coração e sua mente;
- Faça alguns exercícios de alongamento;
- Faça exercício de respiração;
- Ao criar os movimentos observe os detalhes (mãos, dedos posições dos pés, pescoço, inclinação da cabeça etc.);
- Para a memorização de alguns movimento dê número a seqüência;
- Repita cada seqüência lentamente sem a música (câmera lenta) explicando a posição das mãos, pés, etc.
- Divida a apresentação em várias partes dando-lhe número (Parte 1, parte 2, parte 3...);
- Não tenha pressa para criar os movimentos, principalmente quanto for difícil;
- O coordenador não deveria participar da dança a não ser que tenha alguém na equipe responsável para conduzir os ensaios. Se ninguém coordenar os ensaios de fora será impossível ver e corrigir os pequenos erros;
- Aceite as sugestões da equipe, mas só ponha em prática o que ficar bom;
- Evite movimentações no chão, pois em alguns dos lugares onde possivelmente irão apresentar a dança não terá palco, impossibilitando a visão de quem está longe;
- O coordenador da equipe deve escolher alguns dos membros para ajudar na criação dos movimentos;
- Se perceber que um determinado movimento pode fazer a equipe se atrapalhar na apresentação deve substituí-lo por outro;
- Observar o posicionamento e a distância entre cada um;
- Observar o posicionamento e movimentação da cabeça e expressão facial;
- Insistir em sincronizar os movimentos, repetindo várias vezes até todos igualarem os detalhes;
- Observar a altura de cada pessoa distribuindo da melhor maneira possível;
- Observar cuidadosamente a postura do corpo;
- Ao fazer o ensaio completo faça exercício de congelamento (Ao perceber erros o coordenador bate palmas e todos param na posição em que estão). Volta tudo de novo e pare quantas vezes for necessário;
- Treine a escuta: observe na música: as batidas, mudança harmonia, letra da música, etc. e encontre ponto que marcam a mudança do movimento, Por exemplo: ao dançar ouvindo e cantando, ao iniciar determinada palavra da letra da música corresponde a 3 > 2 (parte 3 movimento 2);
- Conheça bem a música para não cometer equívocos;
- Evite muitas repetições de movimentos, se repetir o refrão crie outros movimentos;
- Faça variações na velocidade dos movimentos (lento, médio, rápido, parado etc.);
- Após os movimentos corporais treine os faciais (olhar, semblante, sorriso etc.);
- Antes da apresentação fazer exercício de relaxamento e aquecimento de voz (se for cantar durante a dança);
- Evite maquiagens exageradas ou roupas com cores muito chamativas para não tirar a atenção do conteúdo principal da dança;
- As roupas e calçados devem ser relacionadas ao tipo de dança, época, e a mensagem da dança;
- Se for convidado a apresentar em um local desconhecido deve-se procurar saber o espaço disponível. Não apresentar se não houver espaço suficiente;
Outras dicas poderão ser acrescentadas a estas dependendo da realidade de cada ministério, (local, tamanho, missão etc.). O importante é que o responsável e toda equipe se preocupem em apresentar uma dança sincronizada e bem apresentada.
Cabe aqui um ligeiro comentário sobre:
Pés – Os pés precisam ser além de suave, firmes ao tocar o chão, buscando cada vez mais equilíbrio e sutileza, em movimentos rápidos ou lento procure distribuir bem o peso sobre os pés na medida que for se movimentar. Pelos pés do ministro de dança os passos de Jesus e de seu povo. Cuide bem, santifique seus pés.
Mãos - Ao mover as mãos lembre de Maria, lembre de Jesus (suavidade e expressão: de dar, de sentir, de receber, de sofrer, de sorrir, de viver, de dormir, de acordar...) Pelas mãos de Jesus há cura, há libertação. Pelas mãos do ministro de dança os sinais da presença ungida e misteriosa de Deus. Cuide bem, santifique suas mãos.
Olhar – Bastava um olhar de Jesus e as pessoas se sentiam amadas e queridas, através do olhar podemos expressar diversos sentimentos, bons e ruins. A dança atrai a atenção de toda assembléia e nisso é criado um ambiente propício ao amor. Como Jesus olharia se estivesse no lugar do ministro de dança? Viva e se apresente de tal modo que o seu olhar tenha o poder de amar. Ao se apresentar estando de frente para o povo evite olhar para as pessoas individualmente olhando nos olhos das que estão mais próximas, olhe mais além, no meio do povo como se o público fosse uma só pessoa. Não esconda seu olhar nem faça expressões bruscas ou triste a não ser que seja parte da apresentação. Pelo olhar do ministro de dança Jesus quer contemplar e amar seu povo. Cuide bem, santifique seus olhos.
Sorriso – Por traz de um sorriso há mais do que podemos ver, embora não demos o devido valor ao ato de sorrir. No sorriso verdadeiro há cura, paz e muito mais. Ao apresentar um dança mostre que você é feliz mesmo que esteja passando por alguma dificuldade, mostre que Jesus é o Senhor da sua vida. Esteja em Deus e Ele sempre porá um sorriso verdadeiro em seus lábios, principalmente durante a evangelização, pois é sua missão. Não exagere com risadas ou gargalhadas, apenas esteja demonstrando felicidade. Pelo sorriso do ministro de dança Jesus transmite sua alegria. Cuide bem, santifique seu sorriso.
Ao cantar durante a dança se prepare e se cuide. Vá em frente!

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: