Diante do Altar

Quero sempre estar

Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica que vive a Cultura de Pentecostes na presença de Jesus Sacramentado.
.......

Desafios para a Juventude

A vida não é fácil para os jovens nos dias de hoje. As demandas e os desafios do tempo presente afetam
todas as gerações — mas muito mais a juventude. Os jovens estão passando por uma mudança radical: estão no processo de desenvolver sua identidade. Os amigos e sua turma ocupam bastante espaço em suas vidas. O que conta é o que está na moda! Os que divergem da norma são ostracizados. A moda e o espírito do nosso tempo determinam como deve-se ser, pensar, sentir, mas acima de tudo, como viver. As regras e os valores dos pais, que até agora determinaram a vida dos filhos, já não contam; eles precisam redescobrir suas próprias vidas. Eu quero viver a minha vida pelas mesmas normas que os meus pais? Em relação à fé, os jovens precisam encontrar seu próprio caminho: parte do amadurecimento está em desenvolver um relacionamento pessoal com Deus, vivendo suas próprias experiências e afastando-se da imagem do Deus percebido na infância e indo em direção a um relacionamento pessoal e vivo com Deus.

A juventude é um tempo de busca. Um jovem procura viver plenamente a sua própria identidade. Aqueles
que não encontram respostas para as perguntas “quem eu sou?”, “De onde eu venho?” e “para que eu vivo?” durante esta fase da vida, continuarão procurar ao longo das suas vidas. Na verdade, todas as gerações passaram por esta fase em um momento ou outro e precisavam. Ninguém pode evitar crescer em maturidade, independência responsabilidade pessoal. É um tempo emocionante e uma fase realmente importante da vida. Assumir responsabilidade um com o outro como uma família da RCC.

Na Alemanha, ao falar sobre as várias áreas de serviço na RCC, fala-se muitas vezes sobre a “família RCC”: ministério infantil, trabalho juvenil, trabalho com jovens e outros; tudo isto está junto da mesma
forma que as gerações em uma família grande! Normalmente, não se consegue escolher nossa família — simplesmente nasce-se naquela família. Da mesma forma, temos sido chamados por Deus para a RCC e é aqui que encontramos nosso lar espiritual. Mas existe algo ainda mais importante: em uma família, se ela funciona bem, as várias gerações ajudam-se mutuamente. Elas têm uma tarefa e um papel claramente definido no panorama geral!

Como o corpo de Cristo, precisamos uns dos outros para nos apoiarmos com nossos dons e habilidades. Como uma família, precisamos da ajuda uns dos outros para encontrar e assumir a nossa identidade e o nosso lugar neste mundo. Para poder encontrar respostas pessoais às questões de identidade e de sentido da vida, os jovens precisam de pais e mães espirituais que possam acompanhá-los nesta fase da vida. Na RCC, esta é uma oportunidade de viver um ministério para a geração jovem que está se tornando, tão frequentemente em nosso tempo, cada vez mais importante: seus pais físicos não podem mais realizar esta tarefa (da forma certa)! A coisa mais importante que pais e mães espirituais podem fazer para os jovens é estar sempre presente! Não se trata de proporcionar uma boa instrução e um bom ensino, mas de ser modelos de fé e na vida cotidiana.

É como acontece em uma família normal: pais e mães estão sempre presentes. Os filhos podem observá-los; eles os vêem quando estão preocupados ou felizes, quando dão forma às suas vidas e vivem seu relacionamento com Deus. Os jovens da RCC precisam de pais e de mães. Eles precisam de pessoas que os ajudem a lidar com as questões dessa fase de vida (identidade, existência, chamado). E precisam de pessoas que sejam modelos para eles nas diversas áreas de suas vidas e em sua vida pessoal com Deus: ‟como posso moldar a minha própria vida?”, ‟Como eu posso tomar decisões e definir prioridades?”, ‟como eu posso aprender a rezar, a experimentar Deus em minha vida?”,‟como faço para lidar com pessoas difíceis?”, ‟como faço para lidar com períodos de deserto?” Como o Conselho da ICCRS , estamos continuamente buscando formas de incentivar as pessoas na RCC nesta tarefa! Como podemos desafiar as pessoas de todas as gerações através dos nossos eventos e ensinamentos para se obter maturidade espiritual e para acompanhar os outros nesse processo? Nossos jovens precisam deste apoio de uma forma especial, já que estão vivendo uma fase crítica de suas vidas onde a presença e o apoio de pais e mães em nossa família da RCC é fundamental.
Este é o motivo pelo qual quero convidar você hoje: Deixe Deus falar com você onde e na maneira em que
Ele puder usar você em nossa família da RCC!

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: